terça-feira, 30 de dezembro de 2008
bem-vindo de volta
--------------------
Fico tentando me lembrar de usar a tal da ecobag em vez de sair do mercado carregando 5 ou 6 sacolas que vão se somar às 40 ou 50 que já tenho na última gaveta do armarinho da cozinha. Esá sendo difícil, só lembro quando chego no mercado, que também não é longe daqui de casa, mas é que daí não tenho o empenho pra voltar só pra pegar a ecobag, já pensei em mudá-la de lugar pra onde eu possa vê-la mais facilmente, ou então sei lá.
-------------------
De todos os livros da faculdade só comprei 2. Os dois de anatomia, um é o livro-texto, detalhando cada parte do corpo em minúcias e o outro é um atlas, que apenas mostra as figuras com os respectivos nomes de cada estrutura. Não sinto nenhum arrependimento de não ter comprado outros livros, como por exemplo o de fisiologia que muita gente comprou, ou o de neurofisiologia, que eu acho interessante. Isso porque mesmo os dois que possuo ficam muito mais tempo no armário do que sob meus olhos, então não vale tanto a pena assim comprar os livros. Meu pai agradece.
-------------------
Estou escrevendo aqui para eu mesmo ler daqui uns anos. Percebi que o blog é um álbum de fotografias, não do nosso corpo (senão seria fotolog, que aliás eu nem tenho mais visto por aí) mas sim da nossa personalidade, das nossas idéias e do nosso estado de espírito em geral. Não sei se já escrevi isso aqui antes, mas essa sacada foi muito importante para mim! Bom, eu já arrasto esse blog desde 2005, lá se vão 3 anos e eu tinha apenas 17 quando comecei era bem diferente do que sou hoje...
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Meditare

Aos amigos que lerem este relato acima e decidirem experimentar a meditação, não é preciso mais do que a vontade e de um lugar tranquilo, pois a entrada e saída de pessoas pode dificultar a concentração. Barulhos sempre haverão, eu me acostumei a não prestar atenção no burburinho da TV, mas quando está muito alto fica impossível. O melhor é se fechar no quarto.
Quanto ao tempo, eu fico 15 minutos, mas não coloco para despertar, seria desconfortável sair da meditação com um alarme. Confio então no meu senso interno e quando penso ter dado o tempo, abro os olhos para verificar. Se ainda não deu, fico mais um pouco meditando...
Louvado seja Deus.
domingo, 23 de novembro de 2008
Cinema - "Um Estranho no Ninho"

Como definir a atuação de Jack Nicholson nesse filme? inspirada é pouco, perfeita é chavão demais, não expressa as nuances incríveis. Digamos que seja mágica. Vale a pena assistir só por ele. Mas o filme tem mais, muito mais.
Milos Forman, o diretor do longa, conseguiu criar uma intimidade entre o telespectador e os personagens do hospício, você vê o filme e parece que conhece cada um como se fosse seu irmão. E mais, expõe ricamente em detalhes o caráter de McMurphy, o personagem principal. "Mac", como é apelidado, é a alma do filme. Imprevisível, ele torna cada cena única e prende a atenção de quem o assiste. O modo como ele se relaciona com os seus colegas no hospício o torna humano e justifica seus trambiques deixando-o com um carisma ímpar.
O elenco tem Danny DeVito e Christopher Lloyd, maravilhosos e jovens (o filme é de 1975). A enfermeira chefe também é interpretada brilhantemente por Louise Fletcher, uma vilã verossímil como poucas no cinema atual.
Em suma: em vez de pegar aquele lançamento pegue este clássico e com certeza você verá que o cinema é uma arte e não simplesmente uma forma de entretenimento.
domingo, 16 de novembro de 2008
Religião - O Manisfestante de Deus
De bilhões e bilhões de seres humanos nascidos neste planeta nos últimos cinco mil anos que a História registra, apenas nove deles receberam do Criador Supremo uma condição de vida que os qualifica como Manifestantes de Deus, ou Mensageiros de Deus. São eles: Abraão, Krishna, Zoroastro, Buda, Moisés, Jesus, Maomé, o Báb, e Bahá´u´lláh.
Por que?
O Manifestante de Deus é o Arquétipo, e Sua vida o padrão supremo. Sua visão, não limitada ao tempo e ao espaço, abrange tanto o futuro como o passado. Ele é o único e imprescindível elo entre um ciclo de evolução social e outro. Sem Ele a História não teria significado e a coordenação de seus fatos seria impossível. Ainda mais, o Manifestante de Deus libera profundas reservas de poder espiritual e desperta as forças latentes no ser humano. Através dEle, e somente através de Sua intercessão, pode o Homem atingir o "segundo nascimento". Através dEle, e somente através dEle, pode o Homem conhecer a Deus.
A grandeza altaneira, a majestade do porte e a terna beleza da vida de um Manifestante de Deus não podem ser entendidas plenamente apenas pelos acontecimentos relacionados à uma vida santificada. A grandiosidade de tal vida expressa-se principalmente através daquela influência misteriosa que o Manifestante Divino exerce sobre um incontável número de vidas humanas.
O Mensageiro Divino é a Fonte da Luz do mundo espiritual, assim como o sol é a Fonte da luz do mundo natural. Do mesmo modo que o sol material brilha sobre a Terra, fazendo crescer e desenvolver-se os organismos materiais, também o Sol da Verdade, através do Manifestante Divino, brilha sobre o mundo da alma e do coração, educando os pensamentos, a moral e o caráter dos homens.
E assim como os raios do sol material têm uma influência que penetra nos mais obscuros e sombrios recantos do mundo, dando calor e vida até a seres que nunca viram o próprio sol, assim também a emanação do Espírito Santo, através do Manifestante de Deus, exerce uma influência sobre a vida de todos os seres humanos, até a daqueles que não conhecem a existência desse ser especial. O advento do Manifestante é como a vinda da primavera? uma primavera divina. É um dia de Ressurreição no qual os espiritualmente mortos adquirem uma vida nova, a realidade das religiões divinas é renovada e restabelecida...
"O Dia em que os mais excelentes favores de Deus são profusamente concedidos à Humanidade, o Dia em que Sua poderosa misericórdia é infundida em todas as criaturas."
Bahá'u'lláh (em referência ao tempo de uma Manifestação Divina)
Gostaria de deixar um abraço ao Seu Osmar, o compilador desse texto acima. Fica com Deus Seu Osmar!
domingo, 9 de novembro de 2008
domingo, 2 de novembro de 2008
Ciência - O coala e o sono

A ciência ainda não descobriu exatamente por que dormimos. Evolutivamente falando, é muito desvantajoso para uma espécie, passar horas desligado, vulnerável ao ataque dos predadores. Ainda assim, a evolução favoreceu as espécies que dormem: todos os mamíferos e aves dormem. Nos humanos ele é essencial, mesmo que passemos o dia todo descansados sem nenhum esforço, precisaremos dormir.
Mais de 50% das pessoas têm problemas para dormir. A falta de sono acarreta em ansiedade e stress. Nas crianças pode gerar desenvolvimento incompleto do sistema nervoso. Nos adultos causa débito na memória, e é essa relação entre sono e memória que é mais fantástica pesquisa da ciência do sono.
Uma corrente de cientistas afirmam que o sono é necessário para consolidar a memória, através dos sonhos e seus processos mentais, nós gravaríamos as experiências mais relevantes do dia. Essa hipótese é plausível e muitos estudos indicam que ela está correta. Porém ela não explica o coala.
O coala é um marsupial encontrado nas regiões sul e leste da Austrália, se alimenta de folhas de eucalipto. O macho tem o pênis bifurcado e a fêmea duas vaginas com dois úteros. Isso é só curiosidade. O importante é que o coala costuma dormir de 16 a 18 horas por dia. Isso quer dizer que se a teoria de que o sono serve para consolidar a memória tornaria o coala um animal capaz de guardar cada folha que come! Não faz sentido algum.
Recentemente outra linha de pesquisa afirmou que o sono serve mesmo para eliminar as informações inúteis que recebemos todos os dias, como por exemplo a camiseta que você vestiu na quinta da semana passada. Essas informações desnecessárias são cahamadas de "ruído" e atrapalham na obtenção de novas memórias. O coala teria tanto ruído para limpar? Também não, mas esse animal tem um sistema nervoso limitado, e o sono maior serviria para permitir maior eficiência ao cérebro do coala, que se torna mais "azeitado" depois de suas invejadas horas de sono.
domingo, 26 de outubro de 2008
Decidi escrever assim mesmo
Decidi que todo domingo eu vou dar um jeito de escrever aqui. Porque eu gosto de escrever e tenho também uma expectativa de que um dia esse blog aqui se torne um álbum de fotografia meu. Imagino-me com 50 ou 60 anos lendo tudo o que escrevo aqui e sei que vou me divertir muito...
Deicidi também que todo domingo eu vou entrar no blog do Louys e ler o que quer que seja que ele escreveu lá, além disso vou tentar deixar sempre um comentário. Porque eu quero incentivá-lo e também tentar fazer ele ler o meu, pois escrever sabendo que alguém vai ler é muito mais motivador do que simplesmente escrever.
O blog do Louys se chama Mathesis Megiste. Eu não sei o que significa, suspeito que ele tenha ouvido falar no curso dele que é Direito. O meu curso é Medicina, eu não aprendo muita coisa em latim, no máximo nomes científicos de bactérias e parasitos.
Parasitos. A professora de parasitologia nunca fala parasitas, fala parasitos. Parece mais chique, mais culto. Também a minha namorada, quando estava falando sobre vacas, disse teto, não teta. O teto da vaca. Parece muito mais culto que a teta da vaca... Veja só essa frase: "Essa vaca tem uma boa inserção do teto". Até eu fiquei com vontade de ter uma vaca assim.
O toddy é mais gostoso que o nescau, na minha opinião. E tem uma embalagem mais atraente. O toddy sorteou duas vacas holandesas, valem milhares de reais, além de uns ipods e outras coisas mais. Eu sempre compro toddy, poderia ter mandado os rótulos ou seja lá o que for que eles queriam que fosse mandado para participar do sorteio, poderia ter ganhado, mas eu não fiz. Ah, quem precisa de um ipod?
Já tá bom assim.
domingo, 19 de outubro de 2008
Espiritualidade - A virtude nos erros

domingo, 12 de outubro de 2008
Sociologia - Datas comemorativas

Presente de aniversário, de natal, de dia das crianças, de dia dos namorados, de aniversário de namoro, de dia dos pais, de dia das mães, ovo de páscoa. Quem foi que disse que somos obrigados a presentear uns aos outros nessas datas engessadas? Será que gostamos de nos dar presentes ou apenas sentimos a obrigação de fazer isso, com medo de que a ausência do presente signifique uma antipatia da nossa parte?
Quando compramos um presente para alguém nessas datas, devemos ter em mente que estamos sendo influenciados por campanhas publicitárias orquestradas por grandes capitalistas no interesse do lucro. Veja só no que se tornou o natal, que supostamente deveria celebrar o nascimento de Cristo! Uma festa do materialismo... A páscoa se tornou a comemoração da gula, enchemos nossas crianças de chocolates embalados com enfeites coloridos, criando possíveis adultos com disfunções alimentares. Onde está a espiritualidade?
Numa sociedade comandada pelos interesses do capital, não é de se estranhar que tenham conseguido nos manipular através da TV para nos obrigar a fazer o que não gostamos. Perceba os símbolos: o gordo papai-noel, tão generoso, tão risonho! O lindo coelhinho da páscoa atrativo para as crianças, garoto-propaganda da inversão de valores absurda: coelhos não botam ovos. Esses personagens fazem uma lavagem cerebral nas crianças e nos adultos: temos que comprar.
Não é a toa que tanta gente detesta o natal..
domingo, 5 de outubro de 2008
Livro - "Você pode curar sua vida" de Louise L. Hay

Livros de auto-ajuda sofrem muito preconceito, e quando encontramos uma pérola como essa, devemos espalhar a notícia. Este livro me ajudou a me libertar da culpa e decepção comigo mesmo, sentimento quase que inevitável depois dos fracassos e erros que cometo. Aprendi que dizer ou pensar qualquer frase que comece com "eu deveria" é induzir um estado de erro e culpa. Hoje substituo por "eu poderia". Muitas poucas vezes eu dizia para mim mesmo "eu me aprovo", "eu me amo como eu sou" pensando se tratar de arrogância ou mesmo achando que essa atitude não me levaria ao sucesso. Estava enganado e Louise me mostrou por quê: a culpa não nos faz melhores e sim o pensamento de poder e fé em nós mesmos.
"Vejo que o ressentimento, a crítica, a culpa e o medo causam mais problemas do que qualquer coisa."
Louise L. Hay
(ainda estou no começo do livro, mal posso esperar pelo que vem pela frente...)
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
Pensamento

Pensamentos passam por minha cabeça o tempo todo. Sem nenhum critério, eles invadem minha mente sem pedir licença e se eu não tomar uma atitude, tomam conta da minha vida influenciando cada ação, mudando meu destino.
Cada palavra que falo foi antes um pensamento. Cada ação foi antes um pensamento. Cada erro, cada acerto. Pensamentos são o princípio de tudo, eu sou o que penso, vou até onde penso poder ir, justamente porque adequo minhas tentativas nesse limite.
Um pensamento tem o poder de destruir minha vida. Um pensamento pode refazê-la. Pensamentos geram doenças, curam doenças, fazem casamentos, carreiras, sucesso. Os pensamentos são a mais poderosa força que existe. Eles são a nossa vida, são quem somos, definem o que seremos e constroem a lembrança do que já fomos.
Eu não tenho o poder de controlar meus pensamentos de forma satisfatória. Tenho certeza que essa é a única razão pela qual ainda não desfruto de um estado pacífico constante e inabalável. Ás vezes durante meu dia surgem pensamentos negativos, são como um vírus da alma, infectam-na, se reproduzem e podem fazê-la adoecer. Esses pensamentos virais acabam com meu equilíbrio interno e destroem minha paz, prejudicam meus planos e são capazes de me fazer machucar os outros.
"Quando surgir um pensamento de guerra, fazei-lhe oposição com um pensamento mais forte de paz. Um pensamento de ódio deve ser destruído por um mais poderoso pensamento de amor".
Um novo padrão de pensamento é minha busca. Cada pensamento que eu tiver poderá passar por um filtro, uma análise crítica que me informe se está de acordo com a dignidade da minha alma. Caso não esteja, eu poderei neutralizá-lo.
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Como orar

''Ore até sentir o contato íntimo com algo especial. Então fique atento. Deus abrirá a porta. Devemos saber qual é o primeiro desejo de Deus. Ter uma paixão espiritual magnética. Falar, Ouvir o que o silêncio interior tem a nos dizer. Ouvir a Voz de Deus. Ansiar por algo intensamente abre o recesso do coração. Ter ardor e convicção.
Lembre-se da graça da intercessão, pois é uma das forças criativas de Deus. Aqueles que ascenderam têm diferentes atributos, mas não existe separação real. O reino da misericórdia não é entendido completamente. A força que impulsiona nosso progresso é o grau de desapego, da vida consagrada, da profundidade da convicção e devoção. A profundidade de nosso contato com Deus revela o grau de nossa firmeza e fé.
Servitude é a essência do movimento.
Ore em voz alta, de forma que seu corpo seja envolvido pela oração. Isso ajuda na concentração. Existe sempre companhia divina na solitude. Uma alma nunca está só. Devemos ser sempre conscientes de Deus. ''Estou longe de Ti, mas Tu estás próximo de mim.'' - Deus está mais próximo de nós do que nossas próprias mãos e pés. Mais próximo até que nossa respiração. A alegria é a água da vida, a causa da vivificação... A alegria aparece primeiro na vida que é inspirada, então afeta a vida dos outros..."
Dorothy Baker
quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Os olhos são velozes, os ouvidos atentos, a língua inocente. O corpo é frágil, o tamanho pequeno, as mãos delicadas. São crianças, são mágicas. Têm o poder de te transformar em uma delas por algum tempo, e dividir o universo de quem está purificado dos conflitos mundanos é capaz de te fazer voltar para o seu mundo particular mais vivo.
Ó criança que um dia já fui! Renasce para que eu consiga levar as preocupações com tranquilidade (já sem o trema) e os problemas com esperança! Que a maldade seja estranha e a alegria corriqueira. Que meus pensamentos sejam puros e minhas ações sinceras...
Todos deveriam ser mais crianças.
quinta-feira, 29 de maio de 2008
tópicos rápidos
Ó, quanto estou perdendo, é o sacrifício de ser visto como ausente. Família e amigos, peço perdão. Sei que poderia fazer mais por vocês. Estou me acomodando com uma rotina que não deixa espaço para vocês, a culpa é minha.
Um amigo verdadeiro que levarei para vida toda, um precioso companheiro que será um elo com meu passado perdido, está agora com um blog, meus parabéns! Eu quero te desejar sucesso e vitória, meu amigo Louys!