domingo, 2 de novembro de 2008

Ciência - O coala e o sono


    A ciência ainda não descobriu exatamente por que dormimos. Evolutivamente falando, é muito desvantajoso para uma espécie, passar horas desligado, vulnerável ao ataque dos predadores. Ainda assim, a evolução favoreceu as espécies que dormem: todos os mamíferos e aves dormem. Nos humanos ele é essencial, mesmo que passemos o dia todo descansados sem nenhum esforço, precisaremos dormir. 

     Mais de 50% das pessoas têm problemas para dormir. A falta de sono acarreta em ansiedade e stress. Nas crianças pode gerar desenvolvimento incompleto do sistema nervoso. Nos adultos causa débito na memória, e é essa relação entre sono e memória que é mais fantástica pesquisa da ciência do sono.

     Uma corrente de cientistas afirmam que o sono é necessário para consolidar a memória, através dos sonhos e seus processos mentais, nós gravaríamos as experiências mais relevantes do dia. Essa hipótese é plausível e muitos estudos indicam que ela está correta. Porém ela não explica o coala.

     O coala é um marsupial encontrado nas regiões sul e leste da Austrália, se alimenta de folhas de eucalipto. O macho tem o pênis bifurcado e a fêmea duas vaginas com dois úteros. Isso é só curiosidade. O importante é que o coala costuma dormir de 16 a 18 horas por dia. Isso quer dizer que se a teoria de que o sono serve para consolidar a memória tornaria o coala um animal capaz de guardar cada folha que come! Não faz sentido algum.

     Recentemente outra linha de pesquisa afirmou que o sono serve mesmo para eliminar as informações inúteis que recebemos todos os dias, como por exemplo a camiseta que você vestiu na quinta da semana passada. Essas informações desnecessárias são cahamadas de "ruído" e atrapalham na obtenção de novas memórias. O coala teria tanto ruído para limpar? Também não, mas esse animal tem um sistema nervoso limitado, e o sono maior serviria para permitir maior eficiência ao cérebro do coala, que se torna mais "azeitado" depois de suas invejadas horas de sono.

Um comentário:

  1. Interessante.
    Se eu viesse a ser um biólogo, ou um veterinário, provavelmente ficaria encantado e fascinado com a natureza animal.
    hahaha

    Obs: teu perfil tem um pequeno erro, especificadamente na palavra experiência.
    Até procurei no dicionário para ver se achava experiência com s, mas não houve resultados.

    Deus te abençoe meu irmão.
    Abraço

    ResponderExcluir