domingo, 23 de novembro de 2008

Cinema - "Um Estranho no Ninho"


     Como definir a atuação de Jack Nicholson nesse filme? inspirada é pouco, perfeita é chavão demais, não expressa as nuances incríveis. Digamos que seja mágica. Vale a pena assistir só por ele. Mas o filme tem mais, muito mais.

     Milos Forman, o diretor do longa, conseguiu criar uma intimidade entre o telespectador e os personagens do hospício, você vê o filme e parece que conhece cada um como se fosse seu irmão. E mais, expõe ricamente em detalhes o caráter de McMurphy, o personagem principal. "Mac", como é apelidado, é a alma do filme. Imprevisível, ele torna cada cena única e prende a atenção de quem o assiste. O modo como ele se relaciona com os seus colegas no hospício o torna humano e justifica seus trambiques deixando-o com um carisma ímpar.

     O elenco tem Danny DeVito e Christopher Lloyd, maravilhosos e jovens (o filme é de 1975). A enfermeira chefe também é interpretada brilhantemente por Louise Fletcher, uma vilã verossímil como poucas no cinema atual. 

     Em suma: em vez de pegar aquele lançamento pegue este clássico e com certeza você verá que o cinema é uma arte e não simplesmente uma forma de entretenimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário