domingo, 12 de outubro de 2008

Sociologia - Datas comemorativas


Presente de aniversário, de natal, de dia das crianças, de dia dos namorados, de aniversário de namoro, de dia dos pais, de dia das mães, ovo de páscoa. Quem foi que disse que somos obrigados a presentear uns aos outros nessas datas engessadas? Será que gostamos de nos dar presentes ou apenas sentimos a obrigação de fazer isso, com medo de que a ausência do presente signifique uma antipatia da nossa parte? 

Quando compramos um presente para alguém nessas datas, devemos ter em mente que estamos sendo influenciados por campanhas publicitárias orquestradas por grandes capitalistas no interesse do lucro. Veja só no que se tornou o natal, que supostamente deveria celebrar o nascimento de Cristo! Uma festa do materialismo... A páscoa se tornou a comemoração da gula, enchemos nossas crianças de chocolates embalados com enfeites coloridos, criando possíveis adultos com disfunções alimentares. Onde está a espiritualidade?

Numa sociedade comandada pelos interesses do capital, não é de se estranhar que tenham conseguido nos manipular através da TV para nos obrigar a fazer o que não gostamos. Perceba os símbolos: o gordo papai-noel, tão generoso, tão risonho! O lindo coelhinho da páscoa atrativo para as crianças, garoto-propaganda da inversão de valores absurda: coelhos não botam ovos. Esses personagens fazem uma lavagem cerebral nas crianças e nos adultos: temos que comprar. 

Não é a toa que tanta gente detesta o natal..

4 comentários:

  1. vc tem razão pq o natal é bom pq reúne a família...
    mas podia ser Beeeem melhor se o foco da festa fosse de verdade o nascimento de Cristo, né

    ResponderExcluir
  2. Papai noel andou te dando meias de natal foi??? Que outra data a familia toda ia me dar presente? Soh no aniversario nao vale :p

    ResponderExcluir