segunda-feira, 30 de março de 2009

De quem é a força?


"Ó tu que estás te volvendo a Deus! Fecha teus olhos a tudo o mais, e abre-os para o reino do Todo-Glorioso. A Ele, exclusivamente pede o que quer que desejes."
'Abdu'l Bahá

Eu erro muito, e se posso dizer isso é porque pelo menos estou percebendo meus erros (esse é o lado bom!). Percebo meus erros e consigo discernir qual virtude me faltou naquele momento, seja a paciência, seja o desapego, seja a moderação... Isso, graças a Deus, estou apto a fazer na maior parte do tempo. O que agora estou começando a perceber, e é o que 'Abdu'l Bahá salienta nessa passagem, é que meus erros podem diminuir muito se eu começar a pedir a Deus, mentalmente mesmo, pelas qualidades que necessito. E funciona!

Agora até mesmo para trocar uma lâmpada, peço a Deus em pensamento que me auxilie.

sábado, 21 de março de 2009

A Chave


"O que quer que fizeres, faze-o no espírito da renúncia, tendo em mente a Mim, o Senhor do mundo. Deixa a Mim o cuidado pelo Sucesso; pensa em Mim e oferece-Me o teu coração e a tua alma"
Krishna

A frustração me limita, a culpa me cega, a raiva me conduz ao erro. A liberdade dessa prisão está na chave da submissão, reconhendo minha impotência em dirigir meu destino e em garantir sucesso em minhas empreitadas.
É como na música do Engenheiros... "é pouco... mas é tudo o que eu posso oferecer... é quase nada... mas é tudo o que eu posso oferecer..." assim é minha vida e meu serviço a Deus, O Que sempre perdoa, O Que ouves e está prestes a responder.

domingo, 8 de março de 2009

A Presença do Manifestante


"(...) Até seus próprios nomes, eles haviam esquecido; seus corações estavam vazios de tudo que não fosse a adoração por seu Bem Amado..."
Nabíl

Que tipo de influência poderia fazer com que uma pessoa sã esquecesse seu próprio nome? Ora, a memória tem um componente emocional e pode ser influenciada pelas emoções fortemente, mas a ponto de esquecer uma informação tão arraigada quanto a nossa própria identidade hay que haver uma força sobre-humana. Fico me perguntando que tipo de vias neuronais levaram a essa "pane" no sistema límbico hipocampal de um ser humano, que neurotransmissores foram descarregados e em que regiões do cérebro... Quem sabe esteja aí um caminho para descobrir a íntima relação entre o espírito, influenciado pela vibrante presença do Manifestante, e o corpo, onde se manifestam esses efeitos colaterais como a perda da memória, a estupefatação e contentamento sem iguais.

PS: Nabíl é um historiador da Fé Bahá'í, neste trecho contando o estado que ficavam os amigos enquanto na presença de Bahá'u'lláh em Sua casa em Bagdá, então capital do império Otomano (1856).

domingo, 1 de março de 2009

No olho do furacão


"E assim a alma se une à carne; e, quando abandona o corpo carnal, volta a Mim com os perfumes que colheu no mundo terrestre, assim como o vento leva consigo a fragrância das flores por onde passou"
Krishna

E então me descubro vento, não mais carne e osso. Vento, que por capricho divino passa por este mundo, e que esbarra nos outros ventos que aqui foram soprados... Como sairei desse encontro de ventos que visto de fora deve ser não menos que um furacão? De uns pegarei um sopro em outros deixarei um sopro meu, e todos sem exceção voltarão com um perfume mais rico.