domingo, 8 de março de 2009

A Presença do Manifestante


"(...) Até seus próprios nomes, eles haviam esquecido; seus corações estavam vazios de tudo que não fosse a adoração por seu Bem Amado..."
Nabíl

Que tipo de influência poderia fazer com que uma pessoa sã esquecesse seu próprio nome? Ora, a memória tem um componente emocional e pode ser influenciada pelas emoções fortemente, mas a ponto de esquecer uma informação tão arraigada quanto a nossa própria identidade hay que haver uma força sobre-humana. Fico me perguntando que tipo de vias neuronais levaram a essa "pane" no sistema límbico hipocampal de um ser humano, que neurotransmissores foram descarregados e em que regiões do cérebro... Quem sabe esteja aí um caminho para descobrir a íntima relação entre o espírito, influenciado pela vibrante presença do Manifestante, e o corpo, onde se manifestam esses efeitos colaterais como a perda da memória, a estupefatação e contentamento sem iguais.

PS: Nabíl é um historiador da Fé Bahá'í, neste trecho contando o estado que ficavam os amigos enquanto na presença de Bahá'u'lláh em Sua casa em Bagdá, então capital do império Otomano (1856).

Nenhum comentário:

Postar um comentário