domingo, 23 de novembro de 2008

Cinema - "Um Estranho no Ninho"


     Como definir a atuação de Jack Nicholson nesse filme? inspirada é pouco, perfeita é chavão demais, não expressa as nuances incríveis. Digamos que seja mágica. Vale a pena assistir só por ele. Mas o filme tem mais, muito mais.

     Milos Forman, o diretor do longa, conseguiu criar uma intimidade entre o telespectador e os personagens do hospício, você vê o filme e parece que conhece cada um como se fosse seu irmão. E mais, expõe ricamente em detalhes o caráter de McMurphy, o personagem principal. "Mac", como é apelidado, é a alma do filme. Imprevisível, ele torna cada cena única e prende a atenção de quem o assiste. O modo como ele se relaciona com os seus colegas no hospício o torna humano e justifica seus trambiques deixando-o com um carisma ímpar.

     O elenco tem Danny DeVito e Christopher Lloyd, maravilhosos e jovens (o filme é de 1975). A enfermeira chefe também é interpretada brilhantemente por Louise Fletcher, uma vilã verossímil como poucas no cinema atual. 

     Em suma: em vez de pegar aquele lançamento pegue este clássico e com certeza você verá que o cinema é uma arte e não simplesmente uma forma de entretenimento.

domingo, 16 de novembro de 2008

Religião - O Manisfestante de Deus

     De bilhões e bilhões de seres humanos nascidos neste planeta nos últimos cinco mil anos que a História registra, apenas nove deles receberam do Criador Supremo uma condição de vida que os qualifica como Manifestantes de Deus, ou Mensageiros de Deus. São eles: Abraão, Krishna, Zoroastro, Buda, Moisés, Jesus, Maomé, o Báb, e Bahá´u´lláh.

     Por que?

     O Manifestante de Deus é o Arquétipo, e Sua vida o padrão supremo. Sua visão, não limitada ao tempo e ao espaço, abrange tanto o futuro como o passado. Ele é o único e imprescindível elo entre um ciclo de evolução social e outro. Sem Ele a História não teria significado e a coordenação de seus fatos seria impossível. Ainda mais, o Manifestante de Deus libera profundas reservas de poder espiritual e desperta as forças latentes no ser humano. Através dEle, e somente através de Sua intercessão, pode o Homem atingir o "segundo nascimento". Através dEle, e somente através dEle, pode o Homem conhecer a Deus.

     A grandeza altaneira, a majestade do porte e a terna beleza da vida de um Manifestante de Deus não podem ser entendidas plenamente apenas pelos acontecimentos relacionados à uma vida santificada. A grandiosidade de tal vida expressa-se principalmente através daquela influência misteriosa que o Manifestante Divino exerce sobre um incontável número de vidas humanas.

     O Mensageiro Divino é a Fonte da Luz do mundo espiritual, assim como o sol é a Fonte da luz do mundo natural. Do mesmo modo que o sol material brilha sobre a Terra, fazendo crescer e desenvolver-se os organismos materiais, também o Sol da Verdade, através do Manifestante Divino, brilha sobre o mundo da alma e do coração, educando os pensamentos, a moral e o caráter dos homens.

     E assim como os raios do sol material têm uma influência que penetra nos mais obscuros e sombrios recantos do mundo, dando calor e vida até a seres que nunca viram o próprio sol, assim também a emanação do Espírito Santo, através do Manifestante de Deus, exerce uma influência sobre a vida de todos os seres humanos, até a daqueles que não conhecem a existência desse ser especial. O advento do Manifestante é como a vinda da primavera? uma primavera divina. É um dia de Ressurreição no qual os espiritualmente mortos adquirem uma vida nova, a realidade das religiões divinas é renovada e restabelecida...

"O Dia em que os mais excelentes favores de Deus são profusamente concedidos à Humanidade, o Dia em que Sua poderosa misericórdia é infundida em todas as criaturas."

Bahá'u'lláh (em referência ao tempo de uma Manifestação Divina)

     Gostaria de deixar um abraço ao Seu Osmar, o compilador desse texto acima. Fica com Deus Seu Osmar!



domingo, 9 de novembro de 2008

tã-tã tã-tã tãÃ




Tush, tush, tush. Não julgue, nem pense na opinião dos outros. Tush tush. Solte-se, abra os braços, feche os olhos, esqueça deles. Tush, tush, tush. Mexa-se, as pernas, o tronco. Rebole. Tush, tush. Invente, brinque, ENERGIZE-SE.




Dançar é maravilhoso.




domingo, 2 de novembro de 2008

Ciência - O coala e o sono


    A ciência ainda não descobriu exatamente por que dormimos. Evolutivamente falando, é muito desvantajoso para uma espécie, passar horas desligado, vulnerável ao ataque dos predadores. Ainda assim, a evolução favoreceu as espécies que dormem: todos os mamíferos e aves dormem. Nos humanos ele é essencial, mesmo que passemos o dia todo descansados sem nenhum esforço, precisaremos dormir. 

     Mais de 50% das pessoas têm problemas para dormir. A falta de sono acarreta em ansiedade e stress. Nas crianças pode gerar desenvolvimento incompleto do sistema nervoso. Nos adultos causa débito na memória, e é essa relação entre sono e memória que é mais fantástica pesquisa da ciência do sono.

     Uma corrente de cientistas afirmam que o sono é necessário para consolidar a memória, através dos sonhos e seus processos mentais, nós gravaríamos as experiências mais relevantes do dia. Essa hipótese é plausível e muitos estudos indicam que ela está correta. Porém ela não explica o coala.

     O coala é um marsupial encontrado nas regiões sul e leste da Austrália, se alimenta de folhas de eucalipto. O macho tem o pênis bifurcado e a fêmea duas vaginas com dois úteros. Isso é só curiosidade. O importante é que o coala costuma dormir de 16 a 18 horas por dia. Isso quer dizer que se a teoria de que o sono serve para consolidar a memória tornaria o coala um animal capaz de guardar cada folha que come! Não faz sentido algum.

     Recentemente outra linha de pesquisa afirmou que o sono serve mesmo para eliminar as informações inúteis que recebemos todos os dias, como por exemplo a camiseta que você vestiu na quinta da semana passada. Essas informações desnecessárias são cahamadas de "ruído" e atrapalham na obtenção de novas memórias. O coala teria tanto ruído para limpar? Também não, mas esse animal tem um sistema nervoso limitado, e o sono maior serviria para permitir maior eficiência ao cérebro do coala, que se torna mais "azeitado" depois de suas invejadas horas de sono.