domingo, 26 de outubro de 2008

Decidi escrever assim mesmo

     Decidi que todo domingo eu vou dar um jeito de escrever aqui. Porque eu gosto de escrever e tenho também uma expectativa de que um dia esse blog aqui se torne um álbum de fotografia meu. Imagino-me com 50 ou 60 anos lendo tudo o que escrevo aqui e sei que vou me divertir muito...

    Deicidi também que todo domingo eu vou entrar no blog do Louys e ler o que quer que seja que ele escreveu lá, além disso vou tentar deixar sempre um comentário. Porque eu quero incentivá-lo e também tentar fazer ele ler o meu, pois escrever sabendo que alguém vai ler é muito mais motivador do que simplesmente escrever.

     O blog do Louys se chama Mathesis Megiste. Eu não sei o que significa, suspeito que ele tenha ouvido falar no curso dele que é Direito. O meu curso é Medicina, eu não aprendo muita coisa em latim, no máximo nomes científicos de bactérias e parasitos. 

     Parasitos. A professora de parasitologia nunca fala parasitas, fala parasitos. Parece mais chique, mais culto. Também a minha namorada, quando estava falando sobre vacas, disse teto, não teta. O teto da vaca. Parece muito mais culto que a teta da vaca... Veja só essa frase: "Essa vaca tem uma boa inserção do teto". Até eu fiquei com vontade de ter uma vaca assim. 

     O toddy é mais gostoso que o nescau, na minha opinião. E tem uma embalagem mais atraente. O toddy sorteou duas vacas holandesas, valem milhares de reais, além de uns ipods e outras coisas mais. Eu sempre compro toddy, poderia ter mandado os rótulos ou seja lá o que for que eles queriam que fosse mandado para participar do sorteio, poderia ter ganhado, mas eu não fiz. Ah, quem precisa de um ipod?

Já tá bom assim.

domingo, 19 de outubro de 2008

Espiritualidade - A virtude nos erros


Os erros são inerentes a minha existência. Eu sei que vou errar, por toda a minha vida eu vou errar... Não há como fugir do erro, ele é parte da minha caminhada. Eu posso reconhecer meus erros, e não preciso temê-los, pois eles são para meu bem, são a construção da minha experiência. Posso aprender com os erros dos outros, mas os meus próprios são os melhores professores, basta eu prestar atenção no que eles querem me dizer.


Os acertos também são peças no quebra-cabeça da existência, é quando nos sentimos mais próximos de Deus de fato, quando percebemos que houve evolução, que houve crescimento. Os melhores acertos são aqueles que faço depois de muito esforço. Esses eu posso reproduzir e significam realmente um aprendizado. Uma coisa linda de se fazer é aprender uma virtude. Desenvolver a paciência, por exemplo. Que acerto enorme! poder passar por situações problemáticas calmamente, enquanto que a maioria das pessoas explodiria num ataque de fúria...


Sei que as virtudes estão ao meu alcance, e para chegar a elas, preciso apenas conhecer o caminho de cada uma. Esse caminho vai sendo desvendado ante a meus olhos a partir de cada erro e cada acerto. Os conselhos das Escrituras me dão a rota, mas os passos quem dará serão minhas próprias pernas.


Obrigado Senhor Deus por ter criado um Mundo de Perfeições! (ao nosso alcance)

domingo, 12 de outubro de 2008

Sociologia - Datas comemorativas


Presente de aniversário, de natal, de dia das crianças, de dia dos namorados, de aniversário de namoro, de dia dos pais, de dia das mães, ovo de páscoa. Quem foi que disse que somos obrigados a presentear uns aos outros nessas datas engessadas? Será que gostamos de nos dar presentes ou apenas sentimos a obrigação de fazer isso, com medo de que a ausência do presente signifique uma antipatia da nossa parte? 

Quando compramos um presente para alguém nessas datas, devemos ter em mente que estamos sendo influenciados por campanhas publicitárias orquestradas por grandes capitalistas no interesse do lucro. Veja só no que se tornou o natal, que supostamente deveria celebrar o nascimento de Cristo! Uma festa do materialismo... A páscoa se tornou a comemoração da gula, enchemos nossas crianças de chocolates embalados com enfeites coloridos, criando possíveis adultos com disfunções alimentares. Onde está a espiritualidade?

Numa sociedade comandada pelos interesses do capital, não é de se estranhar que tenham conseguido nos manipular através da TV para nos obrigar a fazer o que não gostamos. Perceba os símbolos: o gordo papai-noel, tão generoso, tão risonho! O lindo coelhinho da páscoa atrativo para as crianças, garoto-propaganda da inversão de valores absurda: coelhos não botam ovos. Esses personagens fazem uma lavagem cerebral nas crianças e nos adultos: temos que comprar. 

Não é a toa que tanta gente detesta o natal..

domingo, 5 de outubro de 2008

Livro - "Você pode curar sua vida" de Louise L. Hay


Livros de auto-ajuda sofrem muito preconceito, e quando encontramos uma pérola como essa, devemos espalhar a notícia. Este livro me ajudou a me libertar da culpa e decepção comigo mesmo, sentimento quase que inevitável depois dos fracassos e erros que cometo. Aprendi que dizer ou pensar qualquer frase que comece com "eu deveria" é induzir um estado de erro e culpa. Hoje substituo por "eu poderia". Muitas poucas vezes eu dizia para mim mesmo "eu me aprovo", "eu me amo como eu sou" pensando se tratar de arrogância ou mesmo achando que essa atitude não me levaria ao sucesso. Estava enganado e Louise me mostrou por quê: a culpa não nos faz melhores e sim o pensamento de poder e fé em nós mesmos.


"Vejo que o ressentimento, a crítica, a culpa e o medo causam mais problemas do que qualquer coisa."

Louise L. Hay

(ainda estou no começo do livro, mal posso esperar pelo que vem pela frente...)

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Pensamento


Pensamentos passam por minha cabeça o tempo todo. Sem nenhum critério, eles invadem minha mente sem pedir licença e se eu não tomar uma atitude, tomam conta da minha vida influenciando cada ação, mudando meu destino.
Cada palavra que falo foi antes um pensamento. Cada ação foi antes um pensamento. Cada erro, cada acerto. Pensamentos são o princípio de tudo, eu sou o que penso, vou até onde penso poder ir, justamente porque adequo minhas tentativas nesse limite.
Um pensamento tem o poder de destruir minha vida. Um pensamento pode refazê-la. Pensamentos geram doenças, curam doenças, fazem casamentos, carreiras, sucesso. Os pensamentos são a mais poderosa força que existe. Eles são a nossa vida, são quem somos, definem o que seremos e constroem a lembrança do que já fomos.
Eu não tenho o poder de controlar meus pensamentos de forma satisfatória. Tenho certeza que essa é a única razão pela qual ainda não desfruto de um estado pacífico constante e inabalável. Ás vezes durante meu dia surgem pensamentos negativos, são como um vírus da alma, infectam-na, se reproduzem e podem fazê-la adoecer. Esses pensamentos virais acabam com meu equilíbrio interno e destroem minha paz, prejudicam meus planos e são capazes de me fazer machucar os outros.

"Quando surgir um pensamento de guerra, fazei-lhe oposição com um pensamento mais forte de paz. Um pensamento de ódio deve ser destruído por um mais poderoso pensamento de amor".

Um novo padrão de pensamento é minha busca. Cada pensamento que eu tiver poderá passar por um filtro, uma análise crítica que me informe se está de acordo com a dignidade da minha alma. Caso não esteja, eu poderei neutralizá-lo.