domingo, 29 de novembro de 2009

O acidente



Pessoa na janela - Salvador Dalí

Fingi não ouvir quando ele me chamou. Não queria que me aborrecesse mais do que aquela prova estúpida que havia feito naquela manhã. Ele falaria de tudo aquilo em que não acredito. E não quero acreditar. A vida é simples: vida e deixe viver. Não há nada demais nela, basta que eu faça o meu melhor, de acordo com minha cabeça e...

-Com licença, você já ouviu falar de Bahá'u'lláh?

Pronto, lá vem. "Barrá-o-quê"? Que falta de bom-senso dessas pessoas... Se elas têm sua fé, ótimo! Não me venham aborrecer!

-Não, não. Com licença, estou com pressa.

Fiquei culpada de ter sido ríspida com ele, mas fazer o quê... Aquela maldita prova! Com certeza estou de final e vou baixar meu IRA e desperiodizar. Droga de Curso, droga de vida.

(FOOOOOM, FOOOOOM!) (CRASH!)

GAZETA DO POVO, dia seguinte - Morreu ontem estudante de Medicina, atropelada na Rua Dr. Faivre, foi levada às pressas para o Hospital Nossa Senhora das Graças mas não sobreviveu (...)

* Bahá'u'lláh. Era esse o nome. Obrigado. Obrigado.

domingo, 15 de novembro de 2009

O Ensino a um comunista 1


Gustav Klimt - Water Serpents II

Chega pra vc um comunista, daqueles super esquerdistas que já leram tudo do Marx, anarquismo, acham Cuba o máximo e ainda sonham com a revolução do proletariado. Ah! Detalhe: São materialistas. Deus para eles é apenas uma forma de controle que os que estão na classe dominante usam. Como ensinar a Fé?

Iniciaria falando sobre a mudança do mundo (é o que temos em comum):

Vivemos tempos difíceis. Temos hoje o potencial de vivermos todos trabalhando pouco e todos com um certo nível de conforto. Mesmo assim, permanece a maioria da população mundial trabalhando muito e com péssimas condições de vida. Não podemos mais suportar essa situação, o ser humano não foi criado para suportar inerte tamanha injustiça!

Nesse ponto o camarada está concordando com tudo, e vc ainda não falou em Deus. Captou sua atenção.

A mudança necessária não poderá vir de cima para baixo. Somos seres pensantes e muito questionadores de autoridades impostas. Não daria certo impor a igualdade, impor a irmandade ou impor a Unidade entre os homens. Isso parte de cada um deles. Em suma: a transformação precisa ser de baixo para cima.

Mostra uma idéia nova, um ponto de vista interessante, encaminha o pensamento.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Segunda, dia de finados


The Conversion of Saul by Michelangelo Buonarroti 1475 – 1564

Pedro desejava sair passear. Caminhar descalço nalguma praia não seria nada mal. Ouviu a voz de sua esposa lhe pedindo para comprar alguma coisa, obrigando sua mente a retornar a seu mundo incompleto. Isso o irritou um pouco.

Ao retornar com as sacolas irritou-se ainda mais com os latidos furiosos do cachorro do vizinho que pegara uma antipatia especial por ele. Pedro não odiava animais, somente aqueles que o incomodavam. Entrou em casa em silêncio e depositou as compras sobre a mesa.

Decidiu continuar sua leitura de "O velho e o mar", já era a 3ª vez que lia aquele livro e acreditava piamente que os clássicos deveriam ser apreciados várias vezes, como um bom vinho.

Quando principiava a leitura, já se tranportando para a companhia do sofrido pescador com quem simpatizava como se fosse seu falecido pai, ouviu a voz de suz esposa cortar o ar e atingi-lo. Havia esquecido as azeitonas.

Jogou o livro na parede, pegou a carteira e voltou ao mercado. Sua vida parecia demasiado estafante e naquela semana não fizera amor nenhuma vez com a esposa. "Talvez seja isso que a motive a me perseguir", pensou, já mais calmo por ter encontrado uma razão lógica para seus conflitos não-resolvidos.