sexta-feira, 24 de julho de 2009

O mais doce


"Nada há mais doce no mundo da existência do que oração. O homem deve viver em estado de oração. A condição mais bendita é a condição de oração e de súplica. A oração significa conversar com Deus. A maior realização ou o estado mais doce não é outro senão a conversação com Deus. Esta cria espiritualidade. Cria atenção e sentimentos celestiais, produz novas atrações do Reino e gera as susceptibilidades de uma inteligência superior.

'Abdu'l Bahá

Esse profundo texto me leva sempre ao pensamento de definição do que seria o "estado de oração" de que nós seres humanos devemos desfrutar o tempo todo. O próprio autor define a oração, facilitando a árdua tarefa: orar é conversar com Deus. E o que significa conversar com alguém? Uma conversa pressupõe duas partes que se comunicam de alguma forma. Da nossa parte, é muito simples: Deus é onisciente e onipresente, ou seja, tudo o que nós fazemos, dizemos ou pensamos chega até Ele, e assim nos comunicamos o tempo todo com nosso Criador. Mas e como ouvir o que Deus tem para nos dizer?

As Escrituras Sagradas são a resposta. Deus envia Sua mensagem de uma maneira que podemos compreender: no templo humano, com o Espírito Santo o preenchendo. Assim, para que ouçamos as palavras de Deus, temos que nos valer da Figura de Seu Porta-voz.

Ler as Escrituras é ouvir o próprio Deus. Quando conversamos com alguém mais experiente, convém ouvir mais do que falar. Quanto mais isso é verdade para Aquele que tudo conhece! O hábito de leitura das Escrituras ao amanhecer e anoitecer gera espiritualidade, a grande carência da nossa época. Memorizar passagens também conduz a um maior aproveitamento das mensagens divinas, pois então podemos "ler" na nossa própria mente, em quaisquer momentos que quisermos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário