domingo, 12 de abril de 2009

Deixar um mundo melhor

O Cavalo de Tróia -Raoul Lefevre

A residência é um tipo de estágio para o médico, ele é funcionário do hospital, trabalha na especialidade que escolheu, tem suas responsabilidades pois já possui um CRM. Porém há duas diferenças quanto a profissão médica normal: ele tem professores para auxiliar nos momentos difíceis e ele trabalha como um cavalo.
Digo cavalo porque assim passa a idéia mais precisa da coisa. Basicamente, o residente passa às vezes 72h seguidas trabalhando, ainda tem que arranjar tempo para estudar, afinal este é o último momento dedicado ao aprendizado, antes de se lançar a carreira de verdade.
A condição dos residentes é péssima porque vale a pena para o hospital pagar pouco. Mas por que eles não se organizam e conquistam direitos para toda a classe? Simples. Falta interesse, já que são apenas poucos anos como residente, que passam rápido para quem já batalhou 6 anos pelo menos como estudante de medicina, nem é taaanto assim...
O fato é que essa mentalidade perpetua a massacrante rotina da residência. Com o mundo também parece ser assim. Sabemos todos que vamos morrer, então não nos dedicamos muito para deixar um mundo melhor. Alguns por acharem que após a morte tudo acabou-se, outros por acharem que a vida verdadeira é a do espírito, então não importa muito esta vida aqui. O planeta ficará para as próximas gerações, cada vez mais deteriorado. A sociedade cada vez mais doentia. Até que resolvamos cuidar desta vida aqui também. Cuidar dos que virão, sacrificando nossos interesses por este ideal.
Levando para a prática, como cuidar desta vida aqui? Adquirir virtudes, fazer o bem... Bom, Deus já nos deu a receita:

"A melhora do mundo pode ser conseguida através de ações puras e boas, de conduta louvável e digna."

Bahá'u'lláh