quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O serviço


Tenho andado inquieto, tentando entender o que significa viver para servir. Lembro-me de ter lido uma frase uma vez que me chamou muito a atenção "Aquele não vive para servir, não serve para viver", não sei quem é o autor. Com certeza eu não alcancei esse desenvolvimento espiritual em que o apaixonado dedica cada instante da existência a servir alguém, minha mente ainda foca nas minhas próprias necessidades, e durante o dia pratico muitas ações baseado unicamente no meu bem-estar.

O bem-estar que construo com ações egoístas não é um bem-estar real, é apenas um leve torpor que se dissipa rápido e logo estou vazio. Por outro lado, notei que quando ajo pensando no bem-estar do próximo, mesmo as coisas mais simples de se fazer, sou tomado por um Bem-estar, este grifado com maiúscula, pois é um estado de pureza de espírito que me arrebata a alma. Sinto-me em casa e o efeito é prolongado.

Percebo que meu objetivo é a servitude plena. Quero dizer levantar da cama e direcionar imediatamente meu pensamento ao serviço, e não descansar até chegada a hora de me deitar. O desafio agora é aprender como servir de forma eficiente. O que fazer? Para quem? Como conseguir animação para não arrefecer com o tempo ou com as dificuldades? Como enfrentar as críticas com dignidade?

Continuo buscando.